Igarapé apostando na paz

Visualizar como página web

Instituto Igarapé - a think and do tank

Newsletter nº 8 – Setembro 2017

Foto de prisão brasileira.

Igarapé apostando na paz

O Instituto Igarapé está firmemente comprometido com a prevenção de conflitos e com a construção de uma paz sustentável em todo o mundo. A organização se inspira em boas práticas adotadas em seus arredores: desde 1967 a América Latina está livre de armas nucleares, e há incontáveis experiências nas quais seus governos solucionaram tensões internacionais através da mediação e outros modos diplomáticos. Desde 2011, o Instituto vem trabalhando pela promoção da estabilidade e da segurança com os presidentes da Assembleia Geral das Nações Unidas, do Departamento de Assuntos Políticos, do Departamento de Manutenção da Paz e uma série de instituições de nível nacional.

Faz sentido, portanto, que o Instituto tenha comemorado o Dia Internacional da Paz, no dia 21 de setembro. Foi um dia notável! Primeiro, o Instituto assinou uma declaração conjuntamente com outras 130 organizações apoiando a sustentabilidade da paz e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) criadas recentemente. Enquanto isso, Robert Muggah encontrou-se com o Secretário Geral da ONU e o Presidente do Banco Mundial em Nova York para o lançamento de um novo relatório sobre prevenção de conflitos que incluía pesquisas feitas pelo Instituto. Paralelamente, no Rio de Janeiro, Ilona Szabó discutiu o ODS 16 no programa REP – Geração do Amanhã (organizado pela TV Globo) e o Igarapé mediou um encontro sobre o empoderamento de mulheres e a prevenção da violência de gênero.

Veja o REP – Geração do Amanhã com Ilona Szabó →

Igarapé em números

  • O Instituto Igarapé foi mencionado 225 vezes por 209 meios de comunicação brasileiros e internacionais em setembro. O trabalho do Igarapé apareceu em grandes meios como BBC Brasil, Época, Estadão, Deutsche Welle, O Globo, Vice e outros. Pesquisadores do Instituto participaram de vários programas de televisão discutindo a crise da segurança pública no Rio de Janeiro, incluindo o Globo Repórter e o Estúdio i. Ilona Szabó foi novamente convidada no programa Conversa com Bial, discutindo política de drogas com professor norte-americano Carl Hart.
  • O Igarapé também publicou 6 artigos de opinião em 13 meios nacionais e internacionais nesse mês. Entre eles está um artigo que circulou bastante para o The Conversation sobre balas perdidas no Rio de Janeiro. Outros artigos também merecem destaque: sobre igualdade de gênero, para o Le Monde Diplomatique Brasil; sobre a dinâmica da violência na Colômbia após o fim do conflito com as FARC, para o El Spectador; sobre segurança digital, para o Jane’s Intelligence Review; sobre deslocamento forçado e represas no Brasil, para o Nexo; e sobre as complexas relações econômicas entre China e Brasil, para o Americas Quarterly.
  • O Instituto também intensificou suas atividades de advocacy. Por exemplo, preparou uma declaração para o Parlamento Global de Prefeitos em solidariedade ao prefeito de El Hatillo, na Venezuela; uma nota pública pela transparência da Pauta Participativa da Câmara dos Deputados; e um compromisso com a implementação dos Novos Compromissos para a paz. Além disso, um relatório do qual Robert Muggah foi coautor e editor – Ending Violence in Childhood: Global Report 2017 –, foi mencionado no The Guardian e na Reuters.
  • Membros do Instituto Igarapé participaram de 15 eventos públicos e seminários em setembro. Ilona Szabó, diretora executiva, e Robert Muggah, diretor de pesquisa, participaram do lançamento global da campanha “Believe Earth” durante o Rock in Rio. Em Nova York, Robert Muggah fez apresentações no TED Global NYC, na Cúpula sobre Impactos do Desenvolvimento Sustentável do Fórum Econômico Mundial, na Cúpula Global de Prefeitos, e no Oslo Freedom Forum. A pesquisadora Ana Paula Pellegrino participou do painel sobre políticas de drogas na XIV Conferência Internacional sobre Segurança realizada no Forte de Copacabana e organizada pelo Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI).

Rob Muggah apresentando nosso app Cidades Frágeis em Davos.

Igarapé de volta ao TED

Em setembro, o diretor de pesquisa do Instituto, Robert Muggah, participou novamente do TED. Robert fez uma muito bem recebida apresentação sobre cidades frágeis e abordagens de ampliação da resiliência. Ele demonstrou a ferramenta de visualização Earth Timelapse, desenvolvida em parceria com a universidade Carnegie Mellon (EUA). Robert participou do evento ao lado de outros palestrantes como Christiane Amanpour, Naomi Klein, Cat Stevens (Yusuf Islam), Elif Shafak, Margrethe Vestagar, entre outros. É o quarto ano consecutivo no qual Robert participa do TED, incluindo Vancouver, no começo de 2017, o TED Summit, em 2016, e o TED Global, em 2015. Sua apresentação deve ser disponibilizada em breve.

Rob Muggah apresentando nosso app Cidades Frágeis em Davos.

Empoderamento das mulheres

Em parceria com o Embaixada do Canadá no Brasil, o Instituto Igarapé organizou uma mesa de discussão: “Empoderamento de mulheres e a prevenção à violência de gênero: um caminho para a paz”. O evento teve uma participação extremamente positiva e foi transmitido ao vivo pelo Facebook. A reunião juntou profissionais e pesquisadoras brasileiras e canadenses para discutirem a violência contra mulheres e abordagens de fortalecimento do empoderamento feminino. Especialistas compartilharam suas experiências e o seu trabalho na área, discutindo políticas e práticas. O debate se encontra disponibilizado na íntegra no canal do Instituto Igarapé no YouTube.

Assista ao vídeo

Foto de Cesar Gaviria, ex-presidente da Colômbia.

Segurança e Políticas de Drogas na TV Globo

O Instituto Igarapé continua a produzir um impacto positivo nos debates sobre segurança pública e política de drogas no Rio e no Brasil. O Instituto é o líder de uma rede crescente de atores do setor privado comprometida com metas robustas para a segurança pública. Além disso, a diretora executiva, Ilona Szabó, foi presença constante nos canais da Globosat esse mês. Ilona participou de programas como Conversa com Bial, REP 2030, Jornal Hoje, Globo Repórter, Jornal Globo News e Estúdio i. Ilona discutiu a importância de uma regulamentação responsável das armas de fogo e das drogas, os desafios psicológicos enfrentados por policiais e as consequências nocivas das balas perdidas.

Foto de Cesar Gaviria, ex-presidente da Colômbia.

Prevenção de conflitos na África

Esse mês, o Igarapé lançou uma nova iniciativa – Inovações em Prevenção de Conflitos. A iniciativa tem o apoio do governo do Canadá e está sendo realizada em parceria com o Institute of Security Studies, da África do Sul. O foco do projeto é identificar intervenções baseadas em dados e evidências relacionadas à prevenção de conflitos armados. A equipe está focada em seis estudos de caso na África, particularmente na região dos Grandes Lagos Africanos, no Sahel e no Chifre da África. O Igarapé também publicará artigos acadêmicos, manuais e uma plataforma digital interativa, e coletará histórias de todas as partes do continente. A página do projeto já está no ar.

Visite a página do ICP

Para ficar de olho

  • No dia 11 de outubro, Juan Garzon irá apresentar novas achados no campo da redução de homicídios na Cúpula Anual de Ministros de Segurança da OEA, em Honduras.
  • Entre os dias 14 e 16 de outubro, Robert Muggah realizará palestras sobre economia política e prevenção de conflitos no Departamento de Relações Públicas das Nações Unidas, em Nova York.
  • No dia 16 de outubro, Ilona Szabó participará da Iniciativa Brasil do Amanhã, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.
  • No dia 18 de outubro, Robert Muggah fará uma apresentação sobre os riscos futuros a serem enfrentados pela América Latina para o EXCRED, em Nova York, falando para investidores e seguradoras.
  • No dia 24 de outubro, Robert Muggah será o anfitrião de um seminário online com a Singularity University, em São Francisco.
  • Nos dias 25 e 26 de outubro, Robert Muggah participará, no Rio de Janeiro, de uma conferência realizada conjuntamente pelo BPC e o Graduate Institute sobre segurança na América Latina.
  • Nos dias 26 e 27 de outubro, Robert Muggah fará uma apresentação sobre Cidades Inteligentes no Brazil Summit 2017, no Rio de Janeiro.
  • Nos dias 30 e 31 de outubro, Ilona Szabó e Dandara Tinoco lançarão a campanha Instinto de Vida com parceiros da sociedade civil de de governos em Pernambuco e no Ceará.

Change language preferences / Alterar preferência de idioma

Instituto Igarapé - a think and do tank

igarape.org.br

+55 (21) 3496-2114

+55 (21) 3988-6540

contato@igarape.org.br

 

Apoie o Instituto Igarapé
Facebook
/InstitutoIgarape

Twitter
/igarape_org

Enviado por Instituto Igarapé

Rua Miranda Valverde, 64, Botafogo, Rio de Janeiro. RJ – Brasil – 22281-000

Se deseja não receber mais mensagens como esta, descadastre-se.

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo