Site map

Florencia Fontán Balestra

Florencia Fontán Balestra nasceu em Buenos Aires, Argentina, em 1973. Ela é pesquisadora sênior no Instituto Igarapé.  É advogada, especializada em segurança pública e criminologia e Mestre em Direito (LLM) pela Harvard Law School, Estados Unidos. Também tem uma pós-graduação em Direito Penal Econômico (delitos do colarinho branco e crime organizado).

Florencia foi coordenadora executiva do projeto Plataforma Democrática e coordenadora de Relações Institucionais da Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas no Rio de Janeiro (FGV-Direito Rio). Também trabalhou vários anos na ONG Viva Rio, onde foi coordenadora do Programa de Ações em Segurança Pública.

Ainda, Florencia desempenhou-se como consultora da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), Ministério de Justiça do Brasil, no Grupo de Trabalho sobre Segurança Municipal do Projeto “Arquitetura Institucional do Sistema Único de Segurança Pública”; do Fórum Brasileiro de Segurança Pública no projeto “Fórum de Diálogo em Segurança Pública”; e do Banco Mundial no projeto “Parcerias Público-Privadas para Prevenir a Violência”.

Igualmente, Florencia foi consultora do Ministério de Justiça do Governo Federal Argentino na área de segurança pública; e assessora da Vice-Governadora da Cidade de Buenos Aires nas áreas de segurança pública e justiça. Também trabalhou por sete anos em diversos setores da justiça criminal Argentina e foi pesquisadora e professora em Direito Penal e Direito Processual Penal na Universidade Austral, Argentina.