Assessor(a) de imprensa
O Instituto Igarapé busca profissional para integrar a sua área de Comunicação e Conteúdo, atendendo a demandas de Assessoria de Imprensa, para manter a presença constante e qualificada do Instituto Igarapé na mídia, tanto nacional quanto internacional, contribuindo para os objetivos estratégicos da organização.
Dada a diversidade de temas, a abrangência geográfica e o volume de produtos do Instituto, se faz necessário um(a) profissional especializado(a) com experiência em planejamento e desenvolvimento de estratégia de relacionamento com a imprensa, gerindo o fluxo de informações do Igarapé para a mídia e vice-versa para gerar visibilidade, prestígio e reconhecimento da marca.
Como um passo para que a composição da sua equipe reflita melhor a diversidade racial do Brasil, o Instituto Igarapé priorizará candidaturas de pessoas negras (pretas e pardas) e indígenas.
Competências requeridas:
- Pelo menos dez anos de experiência em planejamento e desenvolvimento de estratégia de relacionamento com a imprensa;
- Experiência em estratégia de relacionamento com imprensa internacional;
- Nível superior completo (pós-graduação desejável) na área da Comunicação – Relações Públicas ou jornalismo;
- Redação excelente;
- Experiência em edição e produção de textos com foco no leitor;
- Heavy user de Internet;
- Amplo conhecimento de mídias tradicionais e novas mídias, incluindo TV, jornais, rádios, portais, blogs, canais de Youtube, podcasts, influenciadores digitais, etc.;
- Capacidade de produção de briefings e análise de riscos no contexto de inserções de organizações e porta-vozes na mídia;
- Capacidade de análise de cenários políticos e/ou econômicos a partir da cobertura da mídia;
- Fluência oral e escrita em inglês (espanhol desejável);
- Gerenciamento de tempo e prioridade;
- Iniciativa e proatividade;
- Habilidade para trabalhar em equipe;
- Maturidade profissional para trabalhar com pessoas de perfis diversos, inclusive pessoas públicas, e com temas complexos que podem exigir sigilo.
Atividades e responsabilidades - Definir e executar estratégia de relacionamento de porta-vozes com jornalistas e comunicadores relevantes do Brasil e do exterior;
- Manter relacionamento constante com jornalistas no Brasil e no exterior, sugerindo pautas, recebendo demandas externas, e fazendo follow up sobre pautas de interesse da organização;
- Definição dos veículos-alvo e editorias ideais para cada segmento e as ações que trarão melhores resultados;
- Redação, edição, tradução e/ou versão de releases, artigos de opinião, notas e outros textos em português e/ou inglês;
- Geração de mídia espontânea, seleção dos assuntos e divulgação de releases, sugestão de pautas e fontes;
- Atendimento de jornalistas quando solicitada uma entrevista e intermediar o contato com porta-vozes da organização;
- Orientação de porta-vozes alinhando narrativa, mensagens-chave e tom mais adequado à pauta e aos objetivos desejados;
- Produção de conteúdos especializados como briefings, mensagens-chave, discursos e análises de mídia;
- Acompanhar as métricas que vão desde o alcance dos releases e espaços na mídia até o engajamento e alcance das redes sociais e dos próprios porta-vozes da instituição;
- Relatoria de resultados de imprensa e clipping;
- Manutenção e ampliação de banco de contatos de imprensa.
Condições de trabalho
- Prestação de serviço via Pessoa Jurídica
- Modelo de trabalho híbrido.
Processo Seletivo
- Fase 1: Preencher formulário no link até 10/03/2023.
- Fase 2: Realização de entrevistas virtuais com pré-selecionados até 31/03/2023