Os 25 lugares mais violentos do planeta

 

Maio, 2015

Gabriela Ruic, de Exame

 

Violentos e perigosos

size_810_16_9_Homicidios

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

São Paulo – Todos os anos, ao menos 437 mil pessoas são assassinadas em todo o planeta, uma média global de seis em cada 100 mil pessoas. Os dados são do Observatório de Homicídios, uma ferramenta interativa lançada nesta semana pelo Instituto Igarapé e que tem como objetivo manter um registro atualizado sobre os homicídios em 219 países e territórios desde o ano 2000.

A partir do levantamento e a análise de dados de entidades internacionais e do próprio Instituto Igarapé, especialistas do Observatório produziram um ranking que mostra quais países têm as mais altas taxas deste crime.

Com o auxílio do Observatório, EXAME.com compilou os dados disponíveis dos países que constam entre os 25 mais violentos para montar um perfil de cada um deles. Nele, é possível verificar, por exemplo, quais tipos de armas são as mais usadas e qual faixa etária da população é a mais afetada por tal.

Vários locais da América Latina e do Caribe estão presentes nesta lista. De acordo com o Observatório, muitos deles contam com taxas que superam com folga a marca de 30 assassinatos a cada 100 mil habitantes. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), é este o número de homicídios observados em países que vivem situações de guerras.

Confira as imagens no site da Exame.

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo