O Igarapé 

ALTERNATIVAS PARA A SEGURANÇA E O DESENVOLVIMENTO

SIGA NO:




O Igarapé

O Instituto Igarapé é um think-tank dedicado à integração das agendas da segurança e do desenvolvimento. Seu objetivo é propor soluções alternativas a desafios sociais complexos, através de pesquisas, formação de políticas públicas e articulação.

Nossa abordagem:

  • Diagnosticar desafios através de pesquisa de ponta
  • Incentivar o debate a formulação de políticas públicas e articulação nas esferas pública e privada
  • Desenhar soluções individualizadas e com enfoque humano

 

O Instituto Igarapé atualmente trabalha com três macro-temas: política sobre drogas nacional e global;  prevenção e redução da violência; e cooperação internacional.

O Instituto Igarapé serve de referência para governos, setor privado, agências internacionais e não-governamentais, e para a mídia. As vantagens comparativas que nos permitem atingir nossos objetivos são:

  • Propor respostas alternativas, elaboradas em parceria com as redes das quais participamos na América Latina e Caribe, Europa Ocidental, África Subsaariana e Sul da Ásia.
  • Promover tecnologias sociais sobre segurança e desenvolvimento.
  • Trabalhar nos níveis local e global, conectando formadores de opinião, tomadores de decisões e outros grupos a fim de identificar “alternativas sob medida”.
  • Formar uma nova geração de liderança – nosso brain trust – para a solução dos problemas futuros.

 

O Instituto Igarapé tem sede no Rio de Janeiro, com representação em Brasília e São Paulo. Temos parcerias e projetos no Brasil, Colômbia, Haiti, México, Guatemala, Estados Unidos e na África e Europa. O Instituto é apoiado pelos governos do Canadá, Reino Unido, Noruega, pela Fundação Open Society, International Development Research Centre (IDRC), Nações Unidas e doadores privados.